5 de Novembro

6 nov

“Remember, remember, the 5th of November

The gunpowder, treason and plot;

I know of no reason, why the gunpowder treason

Should ever be forgot.”

Hoje é dia do “V de Vingança”, na história o dia 5 de novembro é o dia escolhido para o V (no filme é o Hugo Weaving) para explodir o parlamento inglês., a máscara usava do V é o rosto do Guy Fawkes e tanto o filme quanto os quadrinhos são um exemplo de enredo, frases e ideias.

” Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que teve participação na “Conspiração da pólvora” (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico.

 Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, São Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa deassassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na “Noite das Fogueiras” (Bonfire Night). ” 

Eu sou absolutamente viciada em “V for Vendetta” e gostei tanto do filme que bravei vários sebos no centro da cidade para achar os quadrinhos da história escrito pelo Alan Moore e desenhados pelo David Lloyd.

No Brasil eles foram lançados em 1989 e depois em 2006 para acompanhar a saída do filme, a minha edição é de 1989 e custou baratinho no sebo (uns R$ 25,00 as 5 edições).

DVD e Quadrinhos (uma coisa muito curiosa nos quadrinhos do V de Vingança brasileiros é que eles foram lançados em 1989-1990 em plena inflação, então os quadrinhos começam com preço de NCz$ 12,50 e acabam custando NCz$ 62,00)

Entre os quadrinhos e o filme existem sim muitas diferenças, mas elas em nenhum momento machucam a história e sim servem pra “atualizar” o conteúdo de 1980 para os dias de hoje, o V de Weaving é contagiante e você se empolga com cada fala, sem contar com Natalie Portman e Stephen Fry que são um caso aparte.

Então eu falo, nesse dia 5 de novembro, vá assistir, vá ler V de Vingança e lembrar de um tempo em que ideias eram a prova de bala.

Anúncios

2 Respostas to “5 de Novembro”

  1. Juliana 6 novembro 2011 às 00:55 #

    Eu gostei bastante do filme, e cheguei a tentar ler os quadrinhos (na versão de 2006), mas cheguei a conclusão de que quadrinhos, de uma forma geral, não fazem meu gênero. Se bem que eu adore Tintin… =)

    • Paula 6 novembro 2011 às 00:57 #

      O filme é mais empolgante mesmo, não só pelo apelo visual mas atuações te puxam para ele, entende?

      Os quadrinhos de V são os únicos quadrinhos que eu fiz questão de ter e re-ler, gostei bastante deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: