Mais um passeio de tarde

4 nov

O primeiro arquivo/acervo que visitei para minha pesquisa por aqui  foi o do Institute National d’Histoire de l’Art. Um salão de leitura lindo, acolhedor, onde você pode fazer suas pesquisas e seus estudos (ou esperar olhando para o teto) com conforto e a maravihosa sensação de se estar rodeado de livros.

De lá para o metrô, eu acabo escolhendo sempre o mesmo caminho. Não é o mais curto, mas definitivamente é o mais agradável: cortando os jardins do Palais Royal.

O Palais Royal foi construído a mando de Richelieu, para ser sua residência, e passou por uma série de alterações desde então. O visual atual do jardim se deve ao planejamento de Carlos X no século XIX.

As galerias que cercam os jardins são ocupadas por lojas, mas o que mais interessante mesmo é o que está ao ar livre. Alamedas de árvores, poltronas metálicas para ler um livro, almoçar ou simplesmente ver o tempo passar. O mais legal é ver que, mais uma vez, basta uma nesguinha de sol aparecer que os parisienses já correm para os parques e jardins para aproveitar o tempo bom antes que o inverno dê as caras.

As árvores estão começando a perder as folhas já amareladas/amarronzadas, mas ainda dá para encontrar canteiros floridos. Aliás, nem todos os jardins são floridos, mas cada um tem seu charme particular. Acho que, por ser um pouco “escondido”, os jardins do Palais Royal acabam ficando com um clima aconchegante e familiar…

Anúncios

2 Respostas to “Mais um passeio de tarde”

  1. Paula 4 novembro 2011 às 03:41 #

    Ver o Palais Royal me lembrou do episodio de Doctor Who que eu vi ontem, coisa mais linda do mundo *_*
    The Girl in the Fireplace, sobre a Reinette Poisson.

    Quando você vai pra Versailles denovo?

    • Juliana 4 novembro 2011 às 17:41 #

      Sem planos pra Versailles por enquanto. Até porque da última vez peguei um tempo horrível por lá. Agora, só com previsão de sol!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: